Restaurar uma casa antiga: quais os motivos?

Quando chega a hora de investir num imóvel, queremos que seja para a vida toda. Importa, por isso, que tenha toda a comodidade e conforto possíveis e, simultaneamente, se enquadre no nosso estilo. Daí que procurar um lar ideal não é assim tão simples e ainda surge aquela dúvida: restaurar, construir ou comprar uma casa chave na mão?

É preciso pensar nos prós e contras de todas as opções e ver qual delas se encaixa melhor com o nosso orçamento, gostos pessoais, tempo previsto de construção, entre outros.

Se é verdade que as casas modernas têm o seu charme, com o cheiro a novo e tudo por estrear, também não é menos verdade que uma casa antiga recuperada tem outra alma. Reconstruir não é, contudo, uma tarefa fácil. Por vezes, há imóveis tão mal intervencionados que perdem toda a essência e a traça que os caracteriza. Reconstruir requer uma dose q.b. de sensibilidade e sentido estético.

Listamos 5 razões para viver numa casa antiga restaurada por si!

1. Charme genuíno

Sabe aquelas casas com um "rosto" genuíno? Grandes portas e janelas, pé direito alto, um teto meticulosamente trabalhado, azulejos antigos e ainda bem conservados, uma grande lareira, acabamentos provençais ou rústicos. São detalhes que são muito copiados hoje em dia, mas não com a mesma qualidade.

O ideal é sempre intervencionar o espaço de modo a torná-lo mais confortável, mas sem eliminar estas características que o identificam e que fazem dele tão especial.

(Fotos: Casa da Boavista)

2. Construção de qualidade

Propriedades construídas hoje em dia correm o risco de não serem tão bem construídas como uma casa antiga. Uma estrutura antiga bem construída dará a garantia que ficará em bom estado por muitos anos, imperdível, não?

É, normalmente, mais barato e rápido reconstruir do que construir (convém, contudo, pedir um orçamento para confirmar porque depende do estado da casa): quando se constrói uma casa, há todo um trabalho de preparação do terreno que tem depois que ser escavado para se instalarem as fundações e se prosseguir com a obra. Pelo contrário, uma casa antiga já está erguida, o que evita este trabalho e respetivos custos.

As casas antigas não precisam de licença: ao contrário das casas novas que requerem licenciamento, as antigas já o têm. Tudo o que nos poupe a burocracia é bom, certo?

3. Área verde

Uma vantagem das residências antigas é a área verde que, frequentemente, se encontra ao seu redor. A maioria delas conta com jardins e árvores, que também são bem antigas, dando frescor e sombra ao local. Isso com certeza é um privilégio, pois as cidades têm perdido a sua “identidade verde”.

Também nas aldeias, o verde destaca-se, sendo uma mais valia para os moradores da nova casa antiga.

Além disso, você pode aproveitar o espaço de natureza para fazer uma horta caseira.

4. Mistura de estilos

Não é por ir morar numa casa cheia de histórias para contar que não poderá inserir a sua própria personalidade nela.

Misturar o estilo arquitetónico antigo, com influências contemporâneas pode ser uma saída para renovar o ambiente. Móveis com um design diferente aliados a outros clássicos fica muito elegante.

(Foto: Casa Camões)

5. Inspirações

Agora que conhece alguns motivos para comprar e restaurar uma casa antiga para morar, é ótimo saber que não é o único a apostar nessa empreitada!

Restauração de um lugar antigo pode dar trabalho e necessitar de um bom orçamento, mas mesmo assim, no final, valerá a pena pela sua qualidade e beleza.

Depois, é normal criarmos uma ligação emocional com uma casa antiga. Elas são únicas!

Existem muitos imóveis restaurados, que podem servir de inspiração. Há casos, inclusive, de construções históricas como igrejas e bancos que se tornaram residências clássicas incríveis.

Deve ser um sonho morar numa casa assim, não?

(Foto: Casa Camões)

Deve ter em atenção o seguinte: Antes de adquirir uma casa para reconstruir, deve fazer uma inspeção detalhada para perceber quanto é que a obra lhe vai custar. Nem sempre reconstruir sai mais barato do que construir de raiz.

Procure as melhores soluções para o restauro da sua casa na Ateifar!

Algumas sugestões:

Azulejo Branco para os Wcs ou cozinha

Pavimento Calacata (tipo mármore)

Outros pavimentos e azulejos aqui!

08-03-2019